Instituto Cosmos

Quando Martin Luther King pronunciava suas poderosas palavras à nação norte-americana, então, mergulhada numa profunda segregação racial, ele provocava uma onda de reflexão, acerca das contradições daquela civilização. Suas palavras foram capazes de levar verdadeiras multidões às ruas para repensarem e protestarem, por uma política mais digna de igualdade. Contudo, apesar da paixão e da sinceridade de suas palavras, ele não conseguiu aplacar a ignorância, os preconceitos e os erros de alguns indivíduos e acabou sendo assassinado em 04 de abril de 1968. De sua vida, podemos tirar inúmeras lições, mas ficaremos retidos em um aspecto, que também nos ocupa e preocupa nos atuais dias: a política.

Há atualmente no Brasil, uma verdadeira descrença com a política. A maioria da população, devido a corrupção sistêmica que nos assola, não encontra mais na política, um elemento conciliador, para nos representar. O resultado desse fato, é o aumento dos índices de abstenção e de votos brancos ou nulos nas eleições. Porém, como disse Platão: “não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”. Logo, em sua linha de pensamento, o indivíduo que não exerce a política abdica de seu direito em opinar e escolher os rumos de sua nação.

Foi justamente pensando neste cenário, que as palavras de Luther King nos vieram à cabeça novamente: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”. Essas palavras nos levaram a uma reflexão, e, por isso, aceitamos o desafio de não mais nos mantermos em silêncio, frente ao avanço da desesperança política. Por isso, hoje, sábado, 11 de fevereiro, estamos dando início às atividades do Instituto Cosmos justamente pelo lançamento da Escola de Formação Política.

Pensado em um formato de um curso quinzenal, aos sábados, nossa proposta é estimular a difusão do conhecimento e do debate sobre a política para a população rio-pretense. Para isso, contaremos com exímios ministradores, homens renomados, não apenas, no que tange ao conhecimento, mas principalmente, em sua lisura ética e profissional. As aulas versarão, desde o estudo das ideias políticas até a discussão da ética na política.

Com esta iniciativa, o Instituto Cosmos, instância educativa com atuação em ações formativas e sociais, espera oferecer uma formação política para o cidadão rio-pretense, afim de ajudar a desenvolver, em nossos estudantes, o prazer pelo debate e pelo confronto de ideias, e assim, contribuir para construção de novos representantes e cidadãos, com o espírito e ideias novas. Cidadãos que carregarão consigo, a árdua tarefa de não se silenciarem frente as adversidades políticas. Se uma parte desses objetivos forem alcançados, o Instituto Cosmos, já terá começado a cumprir com a sua missão.

Dr. Toufic Anbar Neto – Presidente do Instituto Cosmos

***Artigo originalmente publicado na página 2A da edição do dia 11 fev 2017 do jornal “Diário da Região”, de São José do Rio Preto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *